Atendimento

0

Frete Grátis

para todo Brasil

Descontos

em pagamentos à vista

Entrega local

retire na loja

Pague com cartão

em até 6x s/ juros

Segurança

loja oficial

10/01/2023

Aerofagia em Equinos

A aerofagia é um comportamento no qual cavalos engolem ar através da realização de um arqueamento e flexão do pescoço, além de apoiar os dentes incisivos em um objeto fixo. (TURNER; WHITE; ISMAY, 1984; McILWRAITH; TURNER, 1987). Pode ser adquirido por equinos sem distinção de raça ou sexo (VIEIRA, 2006; STEINER, 2013), e não é considerado um comportamento normal, ou seja, é uma estereotipia, que por sua vez é um comportamento atípico repetitivo e sem função (MCBRIDE & LONG, 2001).et al., 2011).

 

Na persistência da aerofagia, podem ocorrer problemas facilmente visíveis, como o desgaste excessivo dos dentes incisivos, hipertrofia dos músculos do pescoço, e perda de peso (STEINER, 2013; NICOLETTI et. al., 1996). Quadros mais importantes também precisam de atenção em casos de aerofagia, como por exemplo, a ocorrência de cólica equina. A aerofagia é um fator predisponente de alguns tipos de cólica por alterar a pressão abdominal e distender alças intestinais, e, portanto, requer atenção e cuidado. Atualmente, após o diagnóstico do quadro da estereotipia, procedimentos cirúrgicos podem ser realizados na tentativa de limitar a ingestão de ar. O procedimento cirúrgico da aerofagia consiste na denervação e excisão cirúrgica de um dos músculos do pescoço para que o animal não consiga mais arquear o pescoço. Porém, a indicação cirúrgica é sempre a critério e indicação do médico veterinário, e pode não funcionar em alguns casos.

 

Alguns estudos mostram que alterações dietéticas que tem como objetivo diminuir a acidez gástrica, como uma dieta com maior concentração de fibras e a utilização de gordura no lugar dos carboidratos como fonte de energia primária, podem ser benéficas, sendo que os alimentos mais concentrados não são completamente eliminados da dieta. As estereotipias como a aerofagia são bastante observadas em equinos confinados e com a limitação da oferta de forragem (LEWIS, 2000). Tais comportamentos tendem a aparecer com maior frequência quando cavalos em baias próximas também os apresentam (BROOM; FRASER, 2010), e, portanto, é válido dizer que a limitação da comunicação entre os animais junto a uma baixa ingestão de forragem são fatores que podem ser associados à prevalência do comportamento anormal (MCGREEVY, 2004).

 

Dessa forma, para uma criação produtiva, algumas medidas são importantes para a prevenção da aerofagia e de outras estereotipias, como o manejo correto dos animais, garantindo espaços adequados para as necessidades fisiológicas e comportamentais dos equinos (MCBRIDE & LONG, 2001).

 

Em casos de aerofagia, a avaliação pelo médico veterinário é essencial para o diagnóstico e tratamento corretos. É também importante uma alimentação adequada e balanceada entre volumoso e concentrado, ofertando quantidades corretas de cada um e com a dose certa de nutrientes.

 

Referências bibliográficas consultadas:

BROOM, D. M.; FRASER, A. F. Comportamento e bem-estar de animais domésticos.4.ed. Barueri: Manole, 2010. 438p.

EQUINEWS. Kentucky Equine Research. Nutrition And Health Daily (Org.). Manejo Alimentar Pode Influenciar no Comportamento Eqüino. Disponível em: . Acesso em: 31 de maio 2012.

FRAPE, D. Equine nutrition e feeding. 3.ed. Victoria: Blackwell Publishing, 2004. 650p.

LEWIS, L.D. Nutrição Clínica Equina: alimentação e cuidados. São Paulo: Roca, 2000.

MCBRIDE S.D., LONG, L. Management of horses showing stereotypic behaviour, owner perception and the implications for welfare. Vet. Rec. 2001;148:799–802.

McILWRAITH, C. W.; TURNER, A. S. Equine surgery advanced techniques. Philadelphia: Lea & Febiger, 1987. p. 391.

McGREEVY, P. Equine Behaviour: A guide for Veterinarians and Equine Scientists. Elsevier, 2004.

NICOLETTI, J. L. M. et al. Modified Forssell’s myectomy operation in windsucking horses: a retrospective study of 11 cases. Ciência Rural, v. 26, n. 3, p. 431-434, 1996.

STEINER, D.; ALBERTON, L. R. MARTINS, W. D. C. Aerofagia em equinos: revisão de literatura. Arquivos de Ciências Veterinária e Zoologia, v.16, n.2, p.185-190, 2013.

TURNER, S. A.; WHITE, N.; ISMAY, J. Modified forssell’s operation for cribbiting in the horse. Journal American Veterinary, v. 184, n. 3, p. 309-312, 1984.

VIEIRA, A. R. A. Distúrbios de comportamento, desgaste anormal dos dentes incisivos e cólica em equinos estabulados no 1º regimento de cavalaria de guardas, exército brasileiro, Brasília, DF. 47f. Dissertação (Magister Scientiae em Medicina Veterinária).

– Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, 2006.

 

Fonte: Qualy Nutrição Animal: https://www.qualynutricaoanimal.com.br/qualy/